Aldeia do Moledo
- Ana Ramos
- 16 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2018
Moledo, antiga freguesia do concelho da Lourinhã e desde 2013 integrada na União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, é uma aldeia rica em património cultural e histórico.
Situada na orla do Planalto das Cezaredas, “… afloramento calcário dos finais do período Cretácio e princípios do Jurássico, com cerca de 12 km de comprimento e 8 de largura e que se reparte pelos concelhos de Peniche, Óbidos, Bombarral e Lourinhã…”, tem cerca de 7,4 km quadrados e dista 8 kms da vila da Lourinhã, sede do concelho. (Pereira, Cipriano, 2007:14)
Historicamente ligada aos amores de D. Pedro e D. Inês, a tradição oral e alguma documentação histórica (embora controversa), remetem-nos para a existência na aldeia de um palácio que, durante algum tempo, foi residência de D. Inês de Castro e onde D. Pedro frequentemente a visitava, visitas estas que “… originaram algumas lendas ainda hoje bastante presentes na população daquele lugar.” (Idem:65)
Por força destas lendas, que foram sendo transmitidas de geração em geração e com o objectivo de não deixar morrer a memória e a identidade cultural comum a todos os habitantes, várias entidades locais e nacionais empreenderam acções e parcerias de âmbito cultural, nomeadamente o projecto “Acontece Escultura” que contou com a participação dos alunos de mestrado de Escultura Pública da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, que edificaram algumas “… esculturas de temáticas estreitamente ligadas a esta freguesia e à sua secular história, e que contou com a estreita colaboração entre as entidades e uma população “renascida” que vinha a sofrer (…) uma desmotivação permanente. “ (http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/cultural/ )
Património artístico e religioso da aldeia e visita obrigatória é a igreja matriz do Divino Espirito Santo. Templo edificado em finais do século XVI ou inícios do século XVII, de tipologia arquitectónica denominada “de alpendre”. Nela são dignos de apreciar os azulejos e o tecto, característicos do século XVII, as pedras tumulares, o relógio de sol e a imaginária em madeira, entre outros detalhes.
Bibliografia: Maria Cândida Ferreira Pereira, Rui Marques Cipriano, Moledo do Concelho da Lourinhã, História, Tradições Património, Câmara Municipal da Lourinhã, 2007
Para saber mais sobre a aldeia, sua história e projectos culturais, veja aqui:
Rota das Esculturas: http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/rota-das-esculturas/
Cultura: http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/cultural/
http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/religioso/
História: http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/origens-historicas/
Iniciativas Culturais: https://www.facebook.com/Moledo-Acontece-1669889526566536/
Não deixe de conhecer ao vivo a Mostra de Arte Pública em contexto rural de Moledo, fazendo um passeio agradável pelas ruas da aldeia, mas até lá veja o filme promocional dessa mostra em https://vimeo.com/219818775

Foto em http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/rota-das-esculturas/

Foto em http://sbartolomeugalegos-moledo.pt/religioso/
Comments