"Greensleeves"
- Ana Ramos
- 7 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2018
“Greenleeves” é uma música tradicional inglesa composta no século XVI, que não tem autoria titulada mas que se crê, sem certezas, ter sido composta pelo rei Henrique VIII de Inglaterra. Segundo a tradição popular Henrique VIII teria composto esta música com o intuito de seduzir a sua amante (e futura rainha) Ana Bolena. Mas a análise histórica não sustenta esta lenda.
Não se sabe ao certo em que data foi criada. Embora se aponte 1580, acredita-se que tenha sido muito depois desta data. Alguns teóricos atestam que foi composta no reinado de Henrique VIII, mas outros apontam para o reinado de Elizabeth I, pois faz uso de elementos musicais de origem espanhola e italiana, inovação que só chegaria a Inglaterra na época desta rainha.
A música começa com a seguinte lírica:
“Alas, my love, you do me wrong
To cast me off discourteously,
For I have loved you for so long,
Delighting in your company”
E continua com o refrão:
"Greensleeves was all my joy,
Greensleeves was my delight,
Greensleeves was my heart of gold,
And who but my lady greensleeves"
Vemos o poema referir-se a uma Senhora de “mangas verdes” que rejeita e desdenha o afecto que lhe é dedicado por alguém que lhe presta todos os seus “favores”…
De quem falam estas linhas não sabemos, mas a história diz-nos que Ana Bolena, antes de se tornar segunda esposa de Henrique VIII, resistiu às tentativas do rei em tornar-se sua amante (este era casado com Catarina de Aragão), pois só aceitava ser rainha.
Este amor foi um dos episódios mais polémicos da história de Inglaterra. Henrique VIII rompe com Roma, cria a Igreja Anglicana, anula o seu casamento com Catarina de Aragão e decreta o seu casamento com Ana Bolena. Mas a história acaba em tragédia. Afinal "haviam outras"...
Ao longo dos tempos, as versões musicais desta composição e as criações doutras disciplinas artísticas em torno da lenda (como dança, teatro, pintura, literatura, etc.), têm sido diversas e inesgotáveis.
Escolhi uma versão coral desta música para ouvirem, espero que, como eu, com prazer:
https://youtu.be/g1eLc-wVC8Q
E uma pintura para ilustrar: “My lady Greensleeves” de Dante Gabriel Rosseti

Óleo sobre tela - 1863
Fogg Museum (Harvard Art Museums), Cambridge, MA, US
33.02 x 27.31 cm
Fontes:
http://www.medievalchronicles.com/medieval-history/greensleeves/
https://seuhistory.com/biografias/ana-bolena
https://www.wikiart.org/en/dante-gabriel-rossetti/my-lady-greensleeves-1863-1
Comments